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“Mas não venham com a empulhação quanto aos analfabetos a menos no país.” (8º§) Considerando o contexto textual, a expressão destacada anteriormente significa:
  • A: Ilusão; devaneio.
  • B: Tapeação; mentira.
  • C: Veracidade; certeza.
  • D: Imbecilidade; estupidez.
  • E: Franqueza; transparência.

Conforme a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a afirmativa que evidencia ERRO de grafia.
  • A: A sofisticação tem concepções bem diversas.
  • B: A ignorância está relacionada à miséria social.
  • C: O povão ainda é uma classe social invisível no país.
  • D: O verdadeiro intelectual estuda e pesquiza diversas áreas.
  • E: Eles estavam questionando sobre a honestidade da elite.

As seguintes afirmativas transcritas do texto evidenciam expressões que atribuem características mais precisas aos substantivos. Tal fato NÃO ocorre em:
  • A: “(...) segue o caminho de seu próprio infortúnio.” (6º§)
  • B: “Talvez elite verdadeira fosse a dos bem informados e instruídos (...)” (6º§)
  • C: “Então, velhíssima fórmula tão pouco aplicada, comecemos pela educação.” (8º§)
  • D: “Cultiva a simplicidade e detesta a arrogância, companheira da inteligência limitada.” (5º§)
  • E: “(...) engole suas mentiras como pílulas salvadoras e, por cegueira ou por carência, segue o caminho de seu próprio infortúnio.” (6º§)

Em “Mais cuidado com palavras, pois elas podem se transformar, de pedras preciosas, em testemunho de ignorância ou má vontade, ou ainda em traiçoeiros punhais.” (9º§), o termo “pois” expressa ideia de:
  • A: Escolha.
  • B: Explicação.
  • C: Equivalência.
  • D: Compensação.
  • E: Acrescentamento.

Em “Talvez porque na nossa utopia os homens sempre têm profissão e ganham o dinheiro, isto é, são úteis, enquanto as mulheres ornamentam seu lado público.” (4º§), podemos constatar que a autora revela:
  • A: Hesitação, já que essa é a realidade que sonhamos vivenciar.
  • B: Ironia, ao enunciar o papel do homem e da mulher na sociedade.
  • C: Entusiasmo, ao retratar o machismo, um assunto tão polêmico e atual.
  • D: Irritação em relação às mulheres que estão fora do mercado de trabalho.
  • E: Indignação, pois as mulheres permitem a ascensão dos homens na sociedade.

Considerando que “Talvez elite verdadeira fosse a dos bem informados e instruídos, não importa em que grau, não importam dinheiro nem sofisticação.” (6º§), é possível afirmar que:
  • A: A falta de dinheiro compromete a instrução das pessoas.
  • B: A desinformação é uma peculiaridade da elite verdadeira.
  • C: A informação supera tanto o dinheiro quanto a sofisticação.
  • D: A verdadeira elite reúne informação, dinheiro e sofisticação.
  • E: O dinheiro e a sofisticação estimulam o crescimento da instrução.

No trecho “É cansativo, é irritante, isso de falar em elites e povão, como se só o chamado povão fosse honesto e merecedor de confiança e tudo que se liga à ‘elite’ significasse o pior quanto à moral, ao valor e à confiabilidade.” (1º§), é possível afirmar que a autora:
  • A: É resistente quanto às possíveis e irreais diferenças entre elite e povão.
  • B: Afirma que só existe uma única elite, caracterizada por ser coletiva e geral.
  • C: Relata os diferentes aspectos sociais que desqualificam as diversidades entre elite e povão.
  • D: Tem como propósito desfazer a visão maniqueísta que o leitor poderia ter sobre elite e povão.
  • E: Enuncia os aspectos positivos característicos da elite e os aspectos negativos relacionados ao povão.

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