18/09/2025 15:00 - DECIO TERROR FILHO
Na alternativa (A), a preposição “de” foi exigida pelo verbo transitivo indireto “Desconfiai”, por isso é uma preposição gramatical, relacional, e não apresenta valor semântico.
A alternativa (B) é a correta, pois “milhão” é especificado pelo adjunto adnominal “de euros”, fazendo referência ao tipo de “milhões”. Assim, tal preposição é nocional.
Na alternativa (C), o substantivo abstrato “produtor” é seguido do termo de valor paciente “de condornas” (codornas são produzidas). Assim, tal termo preposicionado é complemento nominal e a preposição é relacional, gramatical.
Na alternativa (D), a preposição “de” foi exigida pelo verbo transitivo direto e indireto “convencessem”. Note que o pronome “me” é o objeto direto e a oração “de que alguém entende” é subordinada substantiva objetiva indireta. Por isso é uma preposição gramatical, relacional, e não apresenta valor semântico.
Na alternativa (E), a preposição “de” foi exigida pelo verbo transitivo indireto “precisamos”, e o termo “de uma mudança” é o objeto indireto. Por isso é uma preposição gramatical, relacional, e não apresenta valor semântico.

Gabarito: B