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K. parou de falar e olhou para o juiz, que não disse nada. Enquanto o fazia, pensou ter visto o juiz emitir um sinal, com um movimento dos olhos, a alguém na multidão. K. sorriu e disse: – E agora o juiz, bem a meu lado, está fazendo algum sinal secreto para alguém do meio dos senhores. Parece haver alguém dentre os senhores recebendo instruções de algum superior. Não sei se o sinal é para causar vaias ou aplausos, mas me absterei de tentar adivinhar seu significado cedo demais. Realmente não me importa, e dou ao meritíssimo minha irrestrita e pública permissão para parar de fazer sinais secretos a seu subordinado pago aí embaixo e, em vez disso, dar suas ordens com palavras; que ele diga logo: “Vaiem agora!” e da próxima vez “Aplaudam agora!”. Com embaraço ou impaciência, o juiz balançava-se para a frente e para trás em seu assento. O homem atrás dele, com quem estivera falando, inclinou-se para a frente novamente, para lhe dar algumas palavras de encorajamento ou algum conselho específico. Abaixo, no salão, as pessoas conversavam em voz baixa, porém animadamente. As duas facções pareceram antes ter opiniões fortemente opostas, mas agora começavam a se misturar; alguns indivíduos apontavam para K., outros para o juiz. O ar da sala estava carregado e extremamente opressivo; os que se sentavam mais para trás mal podiam ser vistos. Devia ser especialmente difícil para os visitantes que estavam na galeria, já que eram forçados a perguntar, em voz baixa, aos participantes da assembleia o que exatamente estava acontecendo, lançando olhares tímidos para o juiz. As respostas que recebiam eram igualmente baixas, dadas por trás da proteção de mãos sobre a boca. – Quase acabei de dizer tudo o que queria – prosseguiu K. e, já que não havia nenhuma sineta, bateu na mesa com o punho, de uma forma que assustou o juiz e seu conselheiro e os fez parar de olhar um para o outro. – Nada disso tem a ver comigo, e posso, então, fazer uma avaliação calma da situação; presumindo que este suposto tribunal tenha alguma importância, será bastante vantajoso para os senhores ouvir o que tenho a dizer. Se quiserem discutir o que digo, por gentileza, só o façam depois, não tenho tempo a perder e logo irei embora. Fez-se silêncio imediato, o que mostrava o controle de K. sobre a multidão. Não houve nenhuma exclamação entre as pessoas, como houvera de início; ninguém nem mesmo aplaudiu, mas, se é que já não estavam convencidas, elas pareciam quase estar.

O autor chama o personagem principal, Josef K., por seu sobrenome, “K.”. Ao longo de todas as vezes em que o personagem é mencionado, é correto afirmar que a disposição de ponto final junto à letra “K” serve para demonstrar:
  • A: Citação.
  • B: Abreviatura
  • C: Fechamento do período.
  • D: Início de aposto enumerativo.

Em “Mas era uma bola” a palavra destacada é uma conjunção adversativa. Qual das palavras abaixo poderia substituí-la mantendo a correção gramatical e o sentido original?
  • A: Por conseguinte
  • B: Ademais
  • C: Todavia
  • D: Apesar disso
  • E: Embora

Assinale a alternativa que apresente entre parênteses a classificação sintática CORRETA do termo destacado nas frases:
  • A: O pai deu uma bola de presente ao filho. (complemento nominal)
  • B: Depois começou a girar a bola [...] (adjunto adverbial de tempo)
  • C: O garoto agradeceu, disse “legal” de novo [...] (adjunto adverbial de modo)
  • D: Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé [...] (Objeto indireto)
  • E: O pai segurou a bola com as mãos e a cheirou. (adjunto adnominal)

A acentuação é um recurso de linguagem que tem como principal objetivo marcar graficamente as palavras que apresentam um comportamento fonético fora do habitual em um idioma. Assinale a alternativa que apresente explicação CORRETA para a acentuação das palavras abaixo:
  • A: Plástico (proparoxítona, todas são acentuadas)
  • B: Você (paroxítona terminada em vogal)
  • C: Raciocínio (paroxítona que é finalizada com um hiato)
  • D: Número (proparoxítona terminada em “o”)
  • E: Inglês (oxítona, todas são acentuadas)

Analise o texto abaixo para responder a próxima questão:



O texto de Veríssimo é uma narrativa. A sucessão de fatos narrados apresenta uma predominância de verbos em:
  • A: Pretérito perfeito do indicativo
  • B: Presente do indicativo
  • C: Pretérito imperfeito do indicativo
  • D: Pretérito mais que perfeito do indicativo
  • E: Passado.

Analise o texto abaixo para responder a próxima questão:

Crônica é um gênero textual que é uma narrativa que aborda temáticas do cotidiano, geralmente com uma perspectiva irônica. A ironia neste caso se constrói a partir de alguns elementos. Assinale aquele que NÃO se encaixa neste parâmetro:

 
  • A: Desilusão do pai em relação à reação do filho com o seu presente.
  • B: Reação inesperada do filho com um presente que historicamente sempre agradou a meninos dessa faixa etária.
  • C: A falta de conhecimento do pai com os gostos das crianças atuais.
  • D: O fato de que o menino não se interessou pela bola, mas jogava um jogo eletrônico que utilizava bola.
  • E: A conclusão de que com um manual de instruções em inglês o filho poderia ter tido interesse pelo brinquedo.

Assinale a alternativa em que a palavra entre parênteses NÃO seja sinônimo da palavra destacada na frase:
  • A: Talvez um dos grandes desafios de um professor seja saber como incentivar a leitura na sala de aula. (quiçá)
  • B: A criação de um espaço lúdico e propício para a leitura. (relevante)
  • C: As bibliotecas digitais permitem que todo o grupo de alunos consiga acessar diversos títulos, sem limitações de tempo ou unidades. (possibilitam)
  • D: Em qualquer momento da vida, ler é prazeroso e educativo. (encantador)
  • E: Atualmente, isso pode ser facilitado e viabilizado até mesmo pela internet. (propiciado)

O trecho abaixo presente na Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa evidencia que o papel da literatura:

No âmbito do Campo artístico-literário, trata-se de possibilitar o contato com as manifestações artísticas em geral, e, de forma particular e especial, com a arte literária e de oferecer as condições para que se possa reconhecer, valorizar e fruir essas manifestações. Está em jogo a continuidade da formação do leitor literário, com especial destaque para o desenvolvimento da fruição, de modo a evidenciar a condição estética desse tipo de leitura e de escrita. Para que a função utilitária da literatura – e da arte em geral – possa dar lugar à sua dimensão humanizadora, transformadora e mobilizadora, é preciso supor – e, portanto, garantir a formação de – um leitor-fruidor, ou seja, de um sujeito que seja capaz de se implicar na leitura dos textos, de “desvendar” suas múltiplas camadas de sentido, de responder às suas demandas e de firmar pactos de leitura.

Alternativas:
  • A: Está cada vez mais relacionada à questão do prazer estético proporcionado por ela.
  • B: Deve-se buscar a função da mesma para que o trabalho com literatura em sala de aula seja mais exitoso.
  • C: Deve estar atrelado a questões comunicativas, ou seja, devemos ler para escrevermos e falarmos melhor.
  • D: A leitura deve ser um trampolim para sua formação pessoal e cidadã.
  • E: Por tratar-se de uma manifestação artística, a leitura nada mais é que mero entretenimento, não resultando em aspectos formativos do aluno.

Analise o texto abaixo para responder a próxima questão:



A escola, muitas vezes, é o principal, senão o único setor da vida da criança em que ela é exposta à leitura. Sabendo que o estímulo à leitura com o público jovem não é uma tarefa fácil, qual das alternativas abaixo NÃO é citada no texto como um obstáculo ao hábito da leitura?
  • A: O videogame
  • B: Falta de estímulo dos pais
  • C: Alto preço dos livros
  • D: Prática de esportes
  • E: Brincadeiras

Analise o texto abaixo para responder a próxima questão:



O texto aponta vários benefícios para as pessoas que cultivam o hábito da leitura. Entre os possíveis listados abaixo, qual deles NÃO se encaixa nos que foram apostados pelo texto acima?
  • A: Despertar a criatividade
  • B: Ativa a concentração
  • C: Aprimora o léxico da pessoa.
  • D: Potencializa as habilidades de compreensão textual.
  • E: Torna a pessoa mais tolerante, sendo esta mais compreensiva ao sentimento dos demais.

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