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“...todas as espécies trabalham para proteger o nosso meio ambiente.”

A oração reduzida “para proteger o nosso meio ambiente” pode ser nominalizada do seguinte modo:
  • A: para a proteção do nosso meio ambiente.
  • B: para que protejam o nosso meio ambiente.
  • C: para que protegessem o nosso meio ambiente.
  • D: para o protecionismo do nosso meio ambiente.
  • E: para protegerem o nosso meio ambiente.

A construção do silêncio exige muitas palavras. O escritor, por exemplo, constrói uma casa de palavras para ouvir o seu silêncio interior

Acerca desse texto, assinale o comentário que se mostra inadequado.
  • A: A passiva da primeira oração do texto é: “Muitas palavras são exigidas pela construção do silêncio”.
  • B: O segmento “constrói uma casa de palavras” exemplifica a utilização de linguagem figurada.
  • C: O segundo período do texto serve como esclarecimento do período anterior.
  • D: O termo “A construção do silêncio” equivale a “A construção silenciosa”.
  • E: O segmento “para ouvir seu silêncio interior” mostra uma noção de finalidade

Assinale a opção em que se encontra uma oração subordinada adverbial concessiva.
  • A: Embora seja difícil encontrar um original, é fácil reconhecê-lo.
  • B: Basta uma oportunidade para que o maldizente se torne maléfico.
  • C: Se meus inimigos pararem de dizer mentiras a meu respeito, eu pararei de dizer verdades a respeito deles.
  • D: Tenho opiniões próprias, opiniões fortes, mas nem sempre concordo com elas.
  • E: Só estou onde estou porque acredito em todas as possibilidades.

Assinale a opção que indica a frase em que a modificação de uma oração reduzida para uma desenvolvida tenha sido feita de forma inadequada.
  • A: O pai ganhava apenas o necessário para endividar-se. / para que se endividasse.
  • B: Você deve ganhar dinheiro antes de gastá-lo. / antes de que o gaste.
  • C: Há pessoas que, para subirem, descem tanto, que a vitória se transforma em derrota. / para que subissem.
  • D: Não pense que você tem que vencer. O importante é você conseguir o que deseja. / que você consiga.
  • E: A experiência é uma chama que só ilumina queimando. / enquanto queima.

Na conhecida frase “Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado”, a circunstância expressa pela oração subordinada é a mesma observada em
  • A: ao contrário do que se previa, conseguiu concluir seus estudos.
  • B: quando você chegar ao fim da corda, dê um nó nela e segure-se.
  • C: ao amanhecer, cada gota de orvalho parece uma lágrima.
  • D: todo ser humano evolui à proporção que se esforça para isso.
  • E: você pode ser o que quiser, contanto que seja bom.

Assinale a opção em que a frase inicial, introduzida pela conjunção “se”, não apresenta valor de condição.
  • A: Se a voz do povo é a voz de Deus, começo a pressupor que Deus é um sujeito muito calado.
  • B: Se os homens são tão maus com o auxílio da religião, como seriam sem ela?
  • C: Se os homens tivessem verdadeiramente convicção de sua fé, seriam todos santos.
  • D: Se quiserdes saber o que Deus pensa do dinheiro, é só olhar a quem Ele o dá.
  • E: Se existe Deus, por que há coisas como a fome e os horários políticos na televisão?

Analise o período que segue. “Problemas individuais devem ser levados em consideração, uma vez que respostas afetivas como a ansiedade e o medo podem nos tornar mais irritáveis e impulsivos.”. Em relação à oração anterior, a sentença destacada tem valor semântico de
  • A: consequência, por indicar o efeito que o medo e a ansiedade podem gerar em nós.
  • B: finalidade, pois indica o objetivo de problemas serem levados em conta.
  • C: proporção, por manifestar um aumento proporcional entre problemas individuais e ansiedade e medo.
  • D: condição, pois evidencia a condicionalidade existente entre a ocorrência de ansiedade e medo com a consideração de problemas individuais.
  • E: causa, por indicar o motivo de precisarmos levar em conta problemas individuais.

Em Visto que o leão insistia em pressioná-lo, ele disse que o reputava um noivo digno de sua filha, o trecho sublinhado expressa, em relação ao trecho que o sucede, ideia de
  • A: comparação.
  • B: consequência.
  • C: proporção.
  • D: causa.
  • E: condição.

Em Ora,conquanto não se achem as vidas perdidas, importa conhecer as causas da perda, quando escapam à ação da lei ou da autoridade. (2º parágrafo), a oração sublinhada expressa, em relação à oração que a sucede, ideia de
  • A: condição.
  • B: consequência.
  • C: causa.
  • D: proporção.
  • E: concessão.

Em O champanhe que tinha comprado para celebrar com os vizinhos a sua entrada na universidade (9º parágrafo), o trecho sublinhado exprime ideia de
  • A: Conclusão
  • B: Condição
  • C: Causa
  • D: Consequência
  • E: Finalidade

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