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Todas as frases abaixo mostram termos ligados pela conjunção OU. Assinale a opção que indica a frase em que essa conjunção mantém o valor de alternativa (e não de adição).
  • A: Gosto de pêssegos com licor ou creme.
  • B: Líder do grupo será ele ou eu.
  • C: Francês ou inglês são línguas europeias.
  • D: Havia garrafas de licor ou gim sobre a mesa.
  • E: Pagamos contas de luz ou gás.

Em todas as frases abaixo está presente a conjunção E.

Assinale a opção que indica a frase em que esse significado está indicado erradamente.
  • A: Em muitos terrenos de cidades pequenas há simultaneamente plantas frutíferas e plantas ornamentais / adição.
  • B: A civilização nasce com a ordem, cresce com a liberdade e morre no caos / consequência.
  • C: Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim, o que menos se suja / oposição.
  • D: Há gente que fala e fala, mas nada diz / intensificação.
  • E: Os policiais chegam a suas casas e tiram o uniforme / sequência temporal.

Todas as frases abaixo mostram a palavra MAS.

Assinale a opção que apresenta a frase em que o emprego dessa palavra indica mudança de tema.
  • A: Todos estavam tranquilos em casa, mas, de repente, ocorreu uma confusão na rua.
  • B: Todos saíram, mas voltaram logo para o mesmo lugar.
  • C: Puxaram charutos para fumar mas se arrependeram.
  • D: Alguns preferiram dormir, mas outros, mais resistentes, decidiram continuar o jogo.
  • E: Só muito mais tarde a casa ficou de novo silenciosa, mas prometendo voltar a ficar ruidosa.

No trecho do parágrafo 5 “É, portanto, nessa sociedade desigual, repleta de problemas, que a atividade científica e tecnológica precisa se desenvolver e se legitimar.”, a palavra destacada pode ser substituída, sem prejuízo do sentido, por
  • A: à medida que
  • B: no entanto
  • C: por conseguinte
  • D: porquanto
  • E: uma vez que

Assinale a oração adversativa que estabelece uma relação de real oposição entre os segmentos.
  • A: O inferno existe, mas não funciona.
  • B: Deus fez tudo de nada. Mas o nada transparece.
  • C: Temos a religião precisa para odiar, mas não suficiente para amarmos uns aos outros.
  • D: Deus dá riqueza até mesmo para homens maus, mas para poucos dá a excelência.
  • E: O bobo se acha um sábio, mas o sábio se acha um bobo.

Assinale a oração adversativa que estabelece entre os segmentos indicados uma relação de real oposição
  • A: A palavra é dom de todos, mas a sabedoria cabe a poucos.
  • B: Há muito o que saber, mas pouco que viver.
  • C: O que os homens realmente querem não é conhecimento, mas certezas.
  • D: Esteja pronto para escutar, mas lento para dar a resposta.
  • E: Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.

Analise a oração destacada no trecho: “As 50 peças da face e as oito das mãos foram moldadas em Paris e vieram para cá como um quebra-cabeça”. A sentença destacada classifica-se como
  • A: coordenada sindética aditiva.
  • B: coordenada assindética.
  • C: coordenada sindética conclusiva.
  • D: subordinada substantiva completiva nominal.
  • E: subordinada substantiva predicativa.

A conjunção “e” apresenta, primariamente, valor aditivo. Dentre as alternativas abaixo, o único caso em que ela exibe, adicionalmente, valor conclusivo é:
  • A: “Trata-se de uma planta robusta e viçosa [...]” (2º parágrafo);
  • B:E já existe um: o Fusarium oxysporum.” (6º parágrafo);
  • C: “[...] o agricultor simplesmente corta um pedaço dela e enterra em outro lugar.” (4º parágrafo);
  • D: “Após a infecção, o solo fica contaminado por mais de 30 anos, e não há nada a fazer [...]” (7º parágrafo);
  • E: “As tropas de Castillo invadiram o país em 18 de junho de 1954, o Exército não reagiu – e, nove dias depois, o presidente Guzmán acabou forçado a renunciar” (16º parágrafo).

Em “O sonho foi realizado; deves, pois, alegrar-te.”, a conjunção coordenativa em destaque inicia uma oração que recebe a classificação de oração coordenada sindética
  • A: aditiva.
  • B: explicativa.
  • C: conclusiva.
  • D: adversativa.

Assinale a alternativa em que a relação entre as orações coordenadas é a mesma da presente em Era covarde, mas principalmente mentiroso.
  • A: Avançamos na tecnologia, mas a perplexidade fundamental não diminui.
  • B: Todos ficaram apreensivos, mas a responsabilidade era grande.
  • C: Trovejava, mas as crianças brincavam...
  • D: Está artrítico, mas é uma raposa.

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