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Foram encontradas 182 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: UERR , Alternative Concursos Ltda , décio , FURB , IMPARH , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Avança SP , CEV , Instituto Unifil , Copeiro , UniREDENTOR , FUMARC , IDECAN , Quadrix , AMAUC , Décio Terror , FUVEST , INAZ do Pará , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Big Advice , CEV-URCA , UFES , Faepesul , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , COPEVE - UFAL , Universidade Federal de Alfenas , FUNCERN , IDECAN. , Questão Inédita , INEP , MS Concursos , AMEOSC , Dédalus Concursos & Treinamentos , GANZAROLI , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , BIO-RIO , CIESP , UFMG , FAFIPA , IOPLAN , SELECON , ACAFE , COPS - UEL , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Fund. Dom Cintra , IDESUL , Instituto Access , NBS , AMIGA PÚBLICA , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , GS Assessoria e Concursos , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , CCV-UFC , Colégio Pedro II , UFMT , FAPEC , IPEFAE , Simulado FCC , ACAPLAM , Coseac , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Fundação CEFETMINAS , IDIB , Enfermeiro - Oncologia , GUALIMP , Instituto Ânima Sociesc , Nosso Rumo , ANPAD , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , CECIERJ , COMPERVE , UFPEL , FAU , Itame Consultoria e Concursos , Técnico Administrativo - Inglês , ACCESS Seleção , COTEC , Unoesc , Fundação Cesgranrio , IESES , ESAF , IADES , Instituto AOCP , NUCEPE , AOCP , Prefeitura Municipal de Picos - PI , CEPERJ , COMVEST , UFPR , FAUEL , Legalle Concursos , UDESC , ACEP , CPCON , UPE , Fundação FAFIPA , IF - GO , Exército Brasileiro , IBADE , Instituto Consulplan , Objetiva Concursos LTDA , Aprender-SC , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , CEPS-UFPA , CONSULPAM , UFRR , FCC , Marinha , UECE CEV , ADVISE , Crescer Consultoria , UPENET/IAUPE , FUNDATEC , IF MT , Aroeira , FACET Concursos , IBAM , Instituto Excelência , OMNI Concurso Públicos , MetroCapital Soluções , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Cesgranrio , Consulplam , UFU-MG , FCM , UEPB , Aeronáutica , CS-UFG , URI , FUNDEP , IF TO , PM-MG , Asconprev , FADESP , IBFC , Instituto IASP , Ministério Público Goiás , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , cesgren , Consulplan , Unesc , FEPESE , UERJ , AGIRH , DAE-Bauru , VUNESP , FUNDEPES , IF-PE , Prefeitura de Ipira - SC , ASSCONPP , IBGP , Instituto Quadrix , Unicentro , FGV , MPE-GO , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , CESPE/CEBRASPE , CONSULTEC , UERJ. , Alternative Concursos , de , Funrio , IGEDUC , Prefeitura de Lontras - SC , AV MOREIRA , CETREDE , IDCAP , Instituto Tupy , CONTEMAX , UNIOESTE , FSPSS , PS concursos Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

A respeito da correção gramatical dos trechos apresentados e da adequação da linguagem à correspondência oficial, julgue o item:

Informe-se, por meio deste, que chegou o E-CRM, sua identidade médica digital, disponível no seu celular e pode ser utilizado por quem possui identidade médica em cartão emitido a partir de 1 de agosto de 2017.
Esclarecemos ainda, que o documento na versão eletrônica é válido como prova de identificação assim como o documento impresso.
  • A: CERTO
  • B: ERRADO

A respeito da correção gramatical dos trechos apresentados e da adequação da linguagem à correspondência oficial, julgue o item:

Informamos que este Conselho Regional de Medicina adotará, assim como os demais, progressivamente as novas cédulas de identidade médica (CIM) nas versões física e digital sendo a versão em cartão em policarbonato com chip, confeccionada mediante requerimento do interessado e recolhimento de taxa.
  • A: CERTO
  • B: ERRADO

Considerando os mecanismos de coesão no texto, julgue o item, no que se refere à correta correspondência entre o termo destacado e o respectivo elemento de referência.

“Eles” (linha 26) – “hormônios” (linha 25)
  • A: CERTO
  • B: ERRADO

Considerando os mecanismos de coesão no texto, julgue o item, no que se refere à correta correspondência entre o termo destacado e o respectivo elemento de referência.

“ambas” (linha 22) – “gordura” e “glicose” (linha 22)
  • A: CERTO
  • B: ERRADO

Considerando os mecanismos de coesão no texto, julgue o item, no que se refere à correta correspondência entre o termo destacado e o respectivo elemento de referência.

“este” (linha 21) – “o indivíduo” (linha 21)
  • A: CERTO
  • B: ERRADO

Considerando os mecanismos de coesão no texto, julgue o item, no que se refere à correta correspondência entre o termo destacado e o respectivo elemento de referência.

“a condição” (linha 8) – “a obesidade” (linha 7)
  • A: CERTO
  • B: ERRADO

Considerando a correção gramatical e a coerência das ideias do texto, julgue o item, que consistem em propostas de substituição para vocábulos e trechos destacados do texto.

“há” (linha 25) por existem
  • A: CERTO
  • B: ERRADO

Considerando a correção gramatical e a coerência das ideias do texto, julgue o item, que consistem em propostas de substituição para vocábulos e trechos destacados do texto.

“porque” (linha 25) por porquanto
  • A: CERTO
  • B: ERRADO

Considerando a correção gramatical e a coerência das ideias do texto, julgue o item, que consistem em propostas de substituição para vocábulos e trechos destacados do texto.

“cujos” (linha 18) por as quais seus
  • A: CERTO
  • B: ERRADO

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