Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 28 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Aprender-SC , IPEFAE , UECE CEV , IBFC , UFES , décio , OMNI Concurso Públicos , FEPESE , Universidade Federal de Alfenas , CEV , CEPS-UFPA , IDIB , Copeiro , ADVISE , Instituto Ânima Sociesc , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , FUNDEPES , Aroeira , Itame Consultoria e Concursos , UEPB , IBGP , UFMG , Décio Terror , Cesgranrio , IESES , PM-MG , FGV , Universidade Federal de Uberlândia - MG , CEV-URCA , COPEVE - UFAL , Aeronáutica , Instituto AOCP , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , Funrio , Asconprev , Legalle Concursos , UERJ , IDCAP , UFMT , Dédalus Concursos & Treinamentos , cesgren , IF - GO , Prefeitura de Ipira - SC , FSPSS , Universidade Federal do Piauí - UFPI , CIESP , COPS - UEL , AGIRH , Instituto Consulplan , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , FURB , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , ASSCONPP , Marinha , UERJ. , UFPEL , CESPE/CEBRASPE , IF MT , Prefeitura de Lontras - SC , FUMARC , Unoesc , Colégio Pedro II , FUVEST , Coseac , Alternative Concursos , Instituto Excelência , PS concursos , Enfermeiro - Oncologia , AV MOREIRA , MetroCapital Soluções , UERR , Faepesul , UFPR , IF TO , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , FUNCERN , UPE , COMPERVE , Quadrix , GANZAROLI , COTEC , Alternative Concursos Ltda , Instituto IASP , ESAF , Avança SP , Ministério Público Goiás , FAFIPA , UFRR , IF-PE , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Fund. Dom Cintra , UPENET/IAUPE , COMVEST , Questão Inédita , GS Assessoria e Concursos , CPCON , AMAUC , Instituto Quadrix , Exército Brasileiro , Big Advice , MPE-GO , MS Concursos , FAPEC , UFU-MG , IGEDUC , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , Fundação CEFETMINAS , URI , CONSULPAM , AMEOSC , Instituto Tupy , SELECON , GUALIMP , Crescer Consultoria , FACET Concursos , BIO-RIO , NBS , FAU , Unesc , ACAFE , IMPARH , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , Fundação Cesgranrio , VUNESP , Consulplam , AMIGA PÚBLICA , Instituto Unifil , Simulado FCC , IADES , CS-UFG , Unicentro , FADESP , CCV-UFC , IDECAN , Nosso Rumo , FAUEL , Consulplan , ACAPLAM , INAZ do Pará , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , Fundação FAFIPA , ANPAD , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Técnico Administrativo - Inglês , IBADE , DAE-Bauru , FCC , UNIOESTE , CECIERJ , IDECAN. , NUCEPE , CONSULTEC , ACCESS Seleção , INEP , Prefeitura Municipal de Picos - PI , FUNDATEC , AOCP , IOPLAN , UDESC , IBAM , de , Objetiva Concursos LTDA , FCM , UniREDENTOR , CETREDE , CEPERJ , IDESUL , CONTEMAX , ACEP , Instituto Access , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , FUNDEP Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

O pronome “ele” (linha 18) retoma “Esse indivíduo” (linha 17).
  • A: CERTO
  • B: ERRADO

Indique qual das palavras abaixo pode ser classificada gramaticalmente como pronome:
  • A: nomenclatura
  • B: primeiro
  • C: eles
  • D: sobrenome
  • E: nominal

Indique a opção gramaticalmente incorreta:
  • A: Os homens foram trabalhar.
  • B: Os homens foram ao trabalho.
  • C: Os homens foram trabalhar! Há horas!
  • D: Os homens foram ao trabalho! Á horas!
  • E: Os homens foram ao trabalho? A que horas?

A palavra “aéreas”, como usada em “companhias aéreas”, pode ser classificada gramaticalmente como:
  • A: verbo
  • B: pronome
  • C: substantivo
  • D: conjunção
  • E: adjetivo

O aeroporto de Luton, na região metropolitana de Londres, suspendeu brevemente seus voos nesta segunda-feira após as temperaturas extenuantes danificarem a pista de pouso e decolagem, levando as companhias aéreas a desviarem suas aeronaves.

O aeroporto disse em uma publicação no Twitter que os voos foram suspensos para permitir "um reparo essencial na pista, depois que as altas temperaturas da superfície provocaram uma elevação em uma pequena parcela (da pista)".

O aeroporto, que fica a pouco mais de 50 quilômetros da região central de Londres, é utilizado por companhias aéreas como a EasyJet, Wizz Air, Ryanair e TUI.
(Reuters / Terra – 18/07/2022)

Indique a opção que substituiria correta e respectivamente as palavras “extenuantes” (primeiro parágrafo) e “essencial” (segundo parágrafo), preservando o sentido do texto:
  • A: exaustivas / impreterível
  • B: inaceitáveis / fundamental
  • C: coléricas / possível
  • D: infernais / técnico
  • E: altíssimas / acidental

O aeroporto de Luton, na região metropolitana de Londres, suspendeu brevemente seus voos nesta segunda-feira após as temperaturas extenuantes danificarem a pista de pouso e decolagem, levando as companhias aéreas a desviarem suas aeronaves.

O aeroporto disse em uma publicação no Twitter que os voos foram suspensos para permitir "um reparo essencial na pista, depois que as altas temperaturas da superfície provocaram uma elevação em uma pequena parcela (da pista)".

O aeroporto, que fica a pouco mais de 50 quilômetros da região central de Londres, é utilizado por companhias aéreas como a EasyJet, Wizz Air, Ryanair e TUI.
(Reuters / Terra – 18/07/2022)

Indique a opção que descreve, de forma incorreta, o que é afirmado no texto:
  • A: Um aeroporto inglês deixou de receber voos por um curto período.
  • B: Os reparos impediram os voos por elevarem uma parte da pista.
  • C: Companhias áreas tiveram de desviar suas aeronaves.
  • D: Temperaturas muito elevadas causaram problemas no aeroporto.
  • E: O aeroporto falou sobre o problema em uma rede social na Internet.

O dano ambiental não apresenta um conceito previsto no ordenamento jurídico brasileiro, provavelmente pela dificuldade de se concentrar, em uma única definição, a complexidade e a amplitude do referido instituto, de forma a uniformizar tal ocorrência. A doutrina assevera que é a poluição que, ultrapassando os limites do desprezível, causa alterações adversas no ambiente, e que o fato de que ela seja capaz de provocar um desvalor ambiental merece reflexão. Assevera, ainda, que o dano ambiental, isto é, a consequência gravosa ao meio ambiente de um ato ilícito, não se apresenta como uma realidade simples.

Por ser reconhecida como uma atividade de significativo impacto ambiental, a mineração impõe aos que a executam a reparação dos danos causados, já que a Constituição Federal de 1988 reconhece tal obrigação quando afirma que “Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei”.

Assim, como a atividade do garimpo é baseada na exploração dos recursos minerais, tal obrigação também se estende aos garimpeiros e é reiterada pela legislação, que prevê a necessidade de recuperar as áreas degradadas por suas atividades.

Até os dias de hoje, o mercúrio ainda é utilizado de forma desordenada nas atividades minerárias. Ele tem a função de auxiliar na separação do ouro pelo processo da amalgamação, em que o mercúrio adere ao ouro, formando um amálgama.

Algumas consequências ambientais decorrentes da lavra garimpeira consistem na redução da biodiversidade, na alteração da paisagem e da quantidade dos bens minerais e na ausência de determinados seres vivos, como mamíferos e aves, pois os instrumentos utilizados no garimpo modificam as condições ideais do hábitat desses animais, tanto no que se refere à degradação da área quanto no tocante à poluição sonora.

Logo, uma vez que o garimpo produz impactos no meio ambiente, o garimpeiro deve pleitear a permissão para o exercício da atividade junto ao governo federal. Essa permissão facilita o monitoramento da área em que se desenvolverá a extração de minérios, e, posteriormente, poderá ensejar a responsabilização de quem degradou e não recuperou a área utilizada para a mineração, o que se faz essencial, em virtude dos impactos negativos gerados e dos danos causados ao meio ambiente.
Internet: (com adaptações).

No segundo período do primeiro parágrafo do texto, o pronome “ela” tem como referente, no parágrafo, o termo
  • A: “ocorrência” (primeiro período).
  • B: “dificuldade” (primeiro período).
  • C: “doutrina” (segundo período).
  • D: “poluição” (segundo período).
  • E: “definição” (primeiro período).

Assinale a alternativa que NÃO apresenta um tipo de numeral:
  • A: ordinal.
  • B: multiplicativo.
  • C: explicativo.
  • D: coletivo.
  • E: fracionário.

Assinale a alternativa que apresenta uma preposição acidental:
  • A: segundo.
  • B: com.
  • C: em.
  • D: ante.
  • E: por.

Exibindo de 1 até 10 de 28 questões.