Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 1 questões.
A desoras, desfeliz
O des traz em si a atração anarquista de pôr o mundo de cabeça para baixo. Mesmo as palavras em des perfeitamente acomodadas à língua, e acolhidas nos dicionários há muitos anos, nos chegam com novo viço quando nos detemos a examiná-las.
A uma família melancólica pertencem "desamor", "desventura", "desencanto" e a fatal "desespero", ao inverter o alto significado moral de "amor", "ventura", "encanto" e "esperança". "Desassossego" vai no mesmo caminho. "Desentendimento" é mais bruta; é eufemismo para briga. Ao contrário, de alto valor moral são "destemor" e "desassombro" ao opor-se ao temor e ao assombro. "Desatino" é humilhante; é perder o tino. "Desoras" só pode ter sido criada por um surrealista. Usa-se no sentido de "altas horas", mas na pura raiz etimológica significa estar fora das horas - como assim, fora das horas? "Desasnar" é o inspirado sinônimo de aprender pela via de deixar de ser asno.
(TOLEDO, Roberto Pompeu de. A desoras, desfeliz. Revista VEJA, edição 2.423, 29 de abril de 2015, p. 114.)
Assinale a alternativa em que, na continuação proposta para o segmento extraído do texto, o emprego do verbo sublinhado está correto.
  • A: O des traz em si a atração anarquista e perde expressividade nos casos em que não trazer.
  • B: de pôr o mundo de cabeça para baixo mesmo quando não pôr.
  • C: quando nos detemos a examiná-las sempre que nos determos.
  • D: "Desassossego" vai no mesmo caminho, mas não é preciso que outras palavras vão.
  • E: ao opor-se ao temor e assombro, ainda que, por absurdo, não se opossem.

Exibindo de 1 até 1 de 1 questões.