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Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Fund. Dom Cintra , Crescer Consultoria , MS Concursos , AGIRH , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , UniREDENTOR , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , ASSCONPP , IDECAN. , GS Assessoria e Concursos , FACET Concursos , CESPE/CEBRASPE , INEP , UFES , FAPEC , Consulplam , SELECON , Fundação CEFETMINAS , CS-UFG , NBS , Alternative Concursos , IOPLAN , Universidade Federal de Alfenas , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , AV MOREIRA , IDESUL , GUALIMP , FADESP , Instituto Access , UFMG , FAU , Consulplan , Simulado FCC , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Fundação Cesgranrio , DAE-Bauru , Nosso Rumo , Alternative Concursos Ltda , IPEFAE , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , Avança SP , IDIB , IADES , Instituto Ânima Sociesc , UFMT , FAUEL , CONSULTEC , Técnico Administrativo - Inglês , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Fundação FAFIPA , de , NUCEPE , AMAUC , Itame Consultoria e Concursos , IBADE , CETREDE , Prefeitura Municipal de Picos - PI , Big Advice , IESES , Instituto AOCP , UFPEL , FCC , CONTEMAX , UDESC , Unoesc , FUNDATEC , décio , Objetiva Concursos LTDA , AMEOSC , Legalle Concursos , IBAM , CEV , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , BIO-RIO , IF - GO , ACAFE , Instituto Consulplan , UFPR , FCM , Copeiro , UECE CEV , Marinha , UPE , FUNDEP , Décio Terror , OMNI Concurso Públicos , AMIGA PÚBLICA , IBFC , CEV-URCA , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , CCV-UFC , IF MT , UEPB , ACAPLAM , Instituto Excelência , UFRR , FEPESE , COPEVE - UFAL , ANPAD , MetroCapital Soluções , UPENET/IAUPE , FUNDEPES , Dédalus Concursos & Treinamentos , PM-MG , IBGP , CIESP , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , CECIERJ , IF TO , UERJ , ACCESS Seleção , Instituto IASP , UFU-MG , FGV , COPS - UEL , AOCP , Ministério Público Goiás , URI , Funrio , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Prefeitura de Ipira - SC , IDCAP , Colégio Pedro II , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , CEPERJ , IF-PE , Coseac , UERJ. , ACEP , Instituto Quadrix , Unesc , FSPSS , Aprender-SC , MPE-GO , VUNESP , FURB , Enfermeiro - Oncologia , Prefeitura de Lontras - SC , COMPERVE , PS concursos , CEPS-UFPA , IGEDUC , FUMARC , COTEC , UERR , ADVISE , Instituto Tupy , Unicentro , Aroeira , FUVEST , ESAF , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Faepesul , COMVEST , Quadrix , Cesgranrio , IMPARH , FUNCERN , CPCON , Aeronáutica , Instituto Unifil , UNIOESTE , Asconprev , IDECAN , GANZAROLI , Exército Brasileiro , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , INAZ do Pará , FAFIPA , CONSULPAM , Questão Inédita , cesgren Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Sobre as figuras de linguagem, marque a opção CORRETA.
  • A: Elipse é a omissão de termos que podem ser facilmente subentendidos pelo contexto.
  • B: Hipérbato é o exagero na afirmação.
  • C: Aliteração é a repetição de vogais no início das palavras.
  • D: Zeugma é o uso repetido da conjunção coordenativa e.
  • E: Inversão é a omissão de um termo expresso anteriormente em outra oração.

Em qual das orações abaixo a vírgula foi utilizada para isolar um vocativo?
  • A: A Marina, minha filha mais velha, entrou na faculdade.
  • B: Festas, passeios, viagens, nada agrada a Marina.
  • C: O resto, a louça, os cristais, os talheres, irá nas caixas menores de Marina.
  • D: Já sei qual é o presente, Marina.
  • E: Talvez seja engano meu, mas achei Marina mais serena hoje.

Há erro de concordância nominal em:
  • A: A fruta é boa para a saúde.
  • B: Seguem inclusas as notas fiscais.
  • C: A janela, meio aberta, deixava ver o interior do apartamento.
  • D: É proibida a aproximação de mensageiros.
  • E: É proibido a aproximação de mensageiros.

Leia o texto para responder à questão.

Acerca dos aspectos semânticos e gramaticais do texto, assinale a alternativa CORRETA.
  • A: Os acentos gráficos em “salário” e “mínimo” justificam-se com base na mesma regra gramatical.
  • B: A palavra mês é acentuada por ser uma monossílaba tônica terminada em es.
  • C: A palavra pensão é acentuada por ser paroxítona terminada em ão.
  • D: O acento indicativo de crase em “[...] a fonte principal era o próprio emprego [...]” é facultativo.
  • E: A palavra também é acentuada por ser proparoxítona.

Leia o texto para responder à questão.

No trecho “O estudo constatou que 0,5% da população não possuía renda em 2017;”, a palavra sublinhada pode ser substituída, sem perda do sentido original, por
  • A: Aprimorou.
  • B: Retificou.
  • C: Averiguou.
  • D: Extinguiu.
  • E: Complementou.

Leia o texto para responder à questão.

Em relação ao tempo e modo, o verbo presente no trecho “A Síntese de Indicadores Sociais também verificou [...]” está flexionado, respectivamente, no
  • A: Pretérito imperfeito do indicativo.
  • B: Pretérito imperfeito do subjuntivo.
  • C: Pretérito mais-que-perfeito do indicativo.
  • D: Pretérito perfeito do indicativo.
  • E: Futuro do pretérito do indicativo.

Leia o texto para responder à questão.

Leia as assertivas a seguir:

I. 40% (38,4%) vivem com apenas meio salário mínimo (R$ 477) por mês.
II. Haviam pessoas que viviam com apenas meio salário mínimo (R$ 477) por mês está adequado.
III. Fazem muitos anos que houve uma diminuição no número de pessoas que recebem até R$ 477 mensais.

Assinale a alternativa que se aplica, levando em consideração a concordância verbal:
  • A: Somente a assertiva I está correta.
  • B: Somente a assertiva II está correta.
  • C: As assertivas I, II, III estão corretas.
  • D: Somente as assertivas II, III estão corretas.
  • E: Somente as assertivas I, III estão corretas.

Leia o texto para responder à questão.

No trecho “Em 2017, 1% da população não possuía renda [...]”, a expressão em destaque expressa ideia de
  • A: Quantidade.
  • B: Afirmação.
  • C: Modo.
  • D: Lugar.
  • E: Tempo.

Leia o texto para responder à questão.

Em relação à tipologia textual, é correto afirmar que o texto é predominantemente:
  • A: Narrativo.
  • B: Expositivo.
  • C: Descritivo.
  • D: Injuntivo.
  • E: Argumentativo.

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