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Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Fund. Dom Cintra , CONSULTEC , Objetiva Concursos LTDA , IDECAN , AMEOSC , de , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , INAZ do Pará , BIO-RIO , GS Assessoria e Concursos , ACAFE , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , FAPEC , CETREDE , UECE CEV , UniREDENTOR , Fundação CEFETMINAS , CONTEMAX , OMNI Concurso Públicos , IDECAN. , AMIGA PÚBLICA , décio , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , UFES , INEP , CCV-UFC , GUALIMP , UEPB , Universidade Federal de Alfenas , ACAPLAM , IOPLAN , FAU , CEV , Fundação Cesgranrio , Copeiro , PM-MG , IDESUL , ANPAD , Décio Terror , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , UFMG , Instituto Access , CECIERJ , IADES , UERJ , Universidade Federal de Uberlândia - MG , ACCESS Seleção , IPEFAE , FAUEL , CEV-URCA , Fundação FAFIPA , COPEVE - UFAL , Prefeitura de Ipira - SC , IDIB , AOCP , Dédalus Concursos & Treinamentos , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , UFMT , Instituto Ânima Sociesc , CEPERJ , IBADE , UERJ. , Universidade Federal do Piauí - UFPI , ACEP , Itame Consultoria e Concursos , FCC , CIESP , FUNDATEC , COPS - UEL , Prefeitura de Lontras - SC , IESES , Aprender-SC , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , PS concursos , UFPEL , Instituto AOCP , CEPS-UFPA , IBAM , UERR , Unoesc , ADVISE , Legalle Concursos , FCM , Colégio Pedro II , IF - GO , Aroeira , FUNDEP , Coseac , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , IBFC , Enfermeiro - Oncologia , Quadrix , UFPR , Instituto Consulplan , Cesgranrio , COMPERVE , UPE , Aeronáutica , Marinha , FEPESE , IF MT , Asconprev , FUNDEPES , COTEC , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , IBGP , ESAF , Questão Inédita , UFRR , Instituto Excelência , cesgren , COMVEST , MS Concursos , UPENET/IAUPE , AGIRH , MetroCapital Soluções , FGV , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , IF TO , ASSCONPP , Funrio , CPCON , IDCAP , Exército Brasileiro , SELECON , UFU-MG , Instituto IASP , CESPE/CEBRASPE , CONSULPAM , NBS , URI , Alternative Concursos , Ministério Público Goiás , FSPSS , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , IF-PE , AV MOREIRA , FURB , Crescer Consultoria , FACET Concursos , Simulado FCC , Unesc , Instituto Quadrix , Consulplam , Nosso Rumo , VUNESP , Alternative Concursos Ltda , MPE-GO , FUMARC , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , IGEDUC , Avança SP , FUVEST , CS-UFG , Faepesul , FADESP , Técnico Administrativo - Inglês , Unicentro , Instituto Tupy , Consulplan , NUCEPE , AMAUC , FUNCERN , Prefeitura Municipal de Picos - PI , IMPARH , Big Advice , GANZAROLI , DAE-Bauru , Instituto Unifil , FAFIPA , UDESC , UNIOESTE Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

O texto I apresenta uma estrutura predominantemente:
  • A: argumentativa
  • B: expositiva
  • C: descritiva
  • D: narrativa

No trecho "Foi uma manobra fantástica do organismo da Terra (...) dizer: "Respirem agora, eu quero ver”, a fala atribuída à Terra revela que:
  • A: é necessário um sistema bélico para exterminar a humanidade
  • B: economia, apesar de invisível, é contrária à Terra
  • C: somos sub-humanos em busca de roupa e abrigo
  • D: a Terra é responsável pela manutenção da vida

"Ao longo da história, os humanos, aliás, esse clube exclusivo da humanidade...”

O uso do vocábulo aliás marca entre as partes da frase uma relação de:
  • A: reformulação
  • B: redundância
  • C: generalização
  • D: ambiguidade

"Quando falo de humanidade não estou falando só Homo sapiens, me refiro a uma imensidão de seres que nós excluímos desde sempre: caçamos baleia, tiramos barbatanas de tubarão, matamos leão e o penduramos na parede para mostrarque somos mais bravos que ele.”

As expressões introduzidas pelos dois-pontos estabelecem com o trecho anterior uma relação de:
  • A: comparação entre as partes
  • B: levantamento de hipóteses
  • C: argumento de autoridade
  • D: enumeração de fatos

O título do texto I, "Não se come dinheiro”, sintetiza a seguinte discussão presente no texto:
  • A: os aparatos tecnológicos são benéficos
  • B: a economia é valorizada em detrimento da Terra
  • C: a alimentação é precária em períodos de isolamento
  • D: os povos indígenas sofrem com a escassez de alimentos

“Mas era preciso precaver-se...” - o verbo em destaque está corretamente conjugado na frase:
  • A: Infelizmente, eu não me tenho precavido, disse o deputado.
  • B: Governo se precavê no Senado contra medidas polêmicas.
  • C: Eu sempre me precavenho, respondeu o outro deputado.
  • D: Se ele garante que se precaviu, não há o que discutir.
  • E: É preciso que todos se precavejam contra as injustiças – garantiram os outros deputados.

“...alimento pastoso intermedeia...” – dentre os verbos apresentados abaixo, não segue o modelo de conjugação de intermediar a dupla de verbos:
  • A: incendiar e remediar
  • B: adiar e incendiar
  • C: ansiar e odiar
  • D: remediar e odiar
  • E: incendiar e ansiar

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