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Assinale a frase em que o termo “mais” sublinhado mostra uma classe gramatical diferente das demais.
  • A: Os computadores são maravilhosos. Fazem os seus erros muito mais depressa.
  • B: Como todas as outras pessoas, historiadores são mais perceptivos depois que as coisas acontecem.
  • C: Um computador consegue que você cometa mais erros do que qualquer outra invenção.
  • D: Numa prateleira, as coisas mais inúteis ficam no alto.
  • E: O mundo está progredindo e os recursos tornam-se a cada dia mais abundantes.

Assinale a opção em que a substituição do elemento sublinhado por um advérbio de mesmo sentido foi feita de forma correta.
  • A: É necessário mudar muitas vezes de opinião para estar sempre de acordo com o seu partido político. / continuamente.
  • B: A compra de frutas ocorreu do mesmo modo como se compra bacalhau na feira: pelo cheiro. / exatamente.
  • C: Fazem-nos na época atual constituições para os povos como se fariam vestidos para as pessoas sem se lhes tomar as medidas. / atualizadamente.
  • D: Os soldados se organizaram na mesma forma do dia anterior / formalmente.
  • E: Todos os convidados se portaram de forma educada / educativamente.

Assinale a frase em que seria mais adequado o emprego de “mais bem” em lugar de “melhor”.
  • A: Quando o homem constrói o próprio pedestal, é melhor usar materiais resistentes.
  • B: Nunca aceite que outras pessoas o conheçam melhor do que você se conhece.
  • C: As pirâmides são as construções melhor construídas no mundo.
  • D: Os portugueses trabalham melhor o campo que os brasileiros.
  • E: O doente estava melhor no amanhecer do dia.

Assinale a frase a seguir em que a palavra sublinhada tem a sua classe gramatical corretamente indicada.
  • A: A maioria dos homens vive uma existência de tranquilo desespero. / advérbio.
  • B: Todo estado é uma ditadura. / pronome indefinido.
  • C: Quem quer governar deve aprender a dizer “não”. / preposição.
  • D: Aprender a dominar é fácil, mas a governar é difícil. / substantivo.
  • E: Tributação sem representação é tirania. / conjunção.

Leia o trecho a seguir.

Atrás de cada criatura do universo existe um segredo muito simples: todas as espécies trabalham para proteger o nosso meio ambiente.

Assinale a frase em que a locução Atrás de aparece com o mesmo sentido do trecho acima.
  • A: Atrás de cada porta há um segredo familiar.
  • B: O cachorro correu atrás do gato.
  • C: Atrás de cada livro há uma mensagem.
  • D: Ela colocou o saleiro atrás do pimenteiro.
  • E: O atleta corria atrás do prêmio mais alto.

Assinale a frase em que houve troca indevida entre mal/mau.
  • A: O mal nunca desapareceu da face da Terra.
  • B: O mau-agradecido nunca reaparece.
  • C: Um mau sujeito não serve como companhia.
  • D: Trabalhar mal é problema do mau operário.
  • E: O juiz foi acusado de escrever mal.

O vocábulo “menos” pode ser classificado como pronome indefinido ou como advérbio.

Assinale a opção que indica a frase em que funciona como pronome.
  • A: Menos mal te fará um homem que te persiga do que um que te siga.
  • B: Paixão e resfriado a gente e pega quando menos espera.
  • C: As mulheres extremamente belas assombram menos no dia seguinte.
  • D: Os homens mentiriam muito menos, se as mulheres fizessem poucas perguntas.
  • E: Estarão os brasileiros menos preparados que os bolivianos para participar de um regime democrático?

Assinale a frase em que a expressão é que está empregada para dar ênfase.
  • A: Quanto é que custam as batatas?
  • B: Onde é que você mora?
  • C: Como é que você se chama?
  • D: Quando é que é o dia da Independência?
  • E: Quando é que ela chega?

Uma das funções possíveis do advérbio é a modalização de discursos. Nesses usos, essa classe gramatical pode indicar atitude ou o estado psicológico com que o locutor se apresenta diante dos enunciados que produz.

Nos trechos a seguir, retirados do romance “Senhora”, de José de Alencar, assinale a opção em que se observa esta função do advérbio.
  • A: E lembrou-se quanto fora injusto duvidando da realidade desse casamento de que ali tinha a prova irrecusável.
  • B: Sr. Seixas arrependeu-se de não haver empregado melhor seu tempo.
  • C: Quando viesse a faltar-lhe a mãe, não estava infelizmente nas condições de receber o difícil encargo.
  • D: É certo que às vezes seu coração afagava uma esperança impossível.
  • E: Este sentimento, que apenas pronunciado ela repeliu com todas as forças de sua alma, deixou-lhe contudo um desgosto profundo.

Assinale a alternativa em que a circunstância expressada pelo advérbio em destaque está corretamente indicada nos parênteses.
  • A: Que fiz de bem e de mal... (negação)
  • B: A carta não abrirei. (dúvida)
  • C: Que fiz de bem e de mal... (lugar)
  • D: Talvez me seja fatal. (dúvida)
  • E: Debaixo da minha porta. (tempo)

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